ParaTodasAsMarias

SUS oferece tratamento multidisciplinar obrigatório no tratamento do câncer de mama

2 de agosto de 2016

Todos os tipos de câncer, para serem tratados da melhor maneira possível, necessitam do apoio de uma equipe multiprofissional altamente capacitada – além, é claro, de uma infraestrutura física adequada. E com o câncer de mama não é diferente. Esse amplo grupo de trabalho é responsável por acompanhar os casos de acordo com a realidade de cada paciente.

No sistema público de saúde, o SUS, além do médico oncologista ou mastologista, outros profissionais especializados trabalham na condução do paciente durante o enfrentamento do câncer de mama, como psicólogos clínicos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, cirurgiões-dentistas, psiquiatras, entre outros.

O atendimento integral está previsto na Política Nacional do Câncer e é um critério estabelecido pelo Ministério da Saúde através da portaria 140/2014 para que o estabelecimento de saúde esteja habilitado em atenção especializada em oncologia.

Como exercer seus direitos

O acesso ao tratamento multiprofissional é um direito de todos os pacientes oncológicos, previsto em legislação. Caso haja dificuldade em receber esse atendimento em alguma unidade de saúde, você pode procurar os órgãos públicos para reivindicá-lo.

Você pode fazer um requerimento na Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade e, caso sua reclamação não surte efeito, procure a Ouvidoria do SUS pelo telefone 136 ou através do Portal Saúde.

Caso uma equipe multiprofissional continue lhe sendo negada, ainda é possível ingressar com uma ação judicial. Procure a assistência jurídica do seu município ou a Defensoria Pública. Existem ainda outras instituições que prestam assistência judiciária gratuita: a OAB, o Poder Judiciário e algumas faculdades de Direito.

Quem já apoia a causa