ParaTodasAsMarias

Procura por exame de mamografia é baixa no Cecon em Rio Branco

1 de setembro de 2017

No Cecon existem dois aparelhos de mamógrafo e os dois têm capacidade para fazer até 80 exames por dia. Por conta da baixa procura, tem dia que esse número não chega nem na metade.

Em Rio Branco, segundo o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon), a procura pelo exame de mamografia tem sido baixa, mesmo o serviço sendo ofertado gratuitamente. No Cecon, existem dois aparelhos de mamógrafo, responsáveis por realizar os exames.

Os dois têm capacidade para fazer até 80 exames por dia. Por conta da baixa procura, tem dia que esse número não chega nem na metade.

Já são cinco anos que a funcionária Maria do Socorro vai até a Cecon para fazer o exame de mamografia. “Faço anualmente, desde quando completei 50 anos. É importante fazer para prevenir, né?”, disse.

A mamografia é o exame que possibilita detectar o câncer de mama antes mesmo do surgimento dos sintomas. Quando a doença é descoberta em fases iniciais há muito mais chances de tratamento e cura.

Carina Hechenberger, gerente de Assistência do Cecon, disse que é possível que as mulheres não procurem fazer o exame por medo.

“Algumas pensam que é um exame doloroso, que é difícil de fazer, o que não é verdade. Ainda existe um tabu, o medo. É um exame fácil, simples, não invasivo, não vai machucar e é realizado todos os dias, de segunda à sexta-feira, aqui no Cecon”, afirmou.

Carina lembra que o exame é gratuito e é preciso que seja feito um agendamento. Além do exame de mamografia, também são realizados os exames complementares para o tratamento, quando alguma alteração é detectada nos exames iniciais as chances de cura são maiores.

“Temos casos de mulheres que agendam e realizam no mesmo dia o exame, pela disponibilidade que temos na oferta. A entrega desse exame acontece com até 20 dias após a realização do exame. A mulher só precisa levar o documento de identificação, o cartão do SUS, preencher a requisição e esse exame vai ser agendado”, finalizou.

A FEMAMA recomenda a realização anual da mamografia a partir dos 40 anos e defende que essa diretriz seja adotada pelo sistema público de saúde no Brasil, em cumprimento à Lei Federal 11.664/2008, que determina o direito à realização de exame mamográfico para todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade. Saiba mais sobre quem pode hoje realizar o exame na rede pública.

 

Com informações de: G1 AC, 01/09/2017

Quem já apoia a causa