ParaTodasAsMarias

“Para Todas as Marias” é lançada oficialmente durante evento em POA

18 de dezembro de 2014

O lançamento ocorreu durante o I Ciclo de Debates sobre Câncer de Mama para Parlamentares, edição Rio Grande do Sul, que discutiu as formas pelas quais o Legislativo Estadual pode contribuir para a ampliação do acesso ao tratamento moderno para o câncer de mama avançado na rede pública.

Paralelamente ao lançamento, o I Ciclo de Debates sobre Câncer de Mama para Parlamentares – RS contou com a presença de médicos especialistas, parlamentares e pacientes convidadas. A médica mastologista Maira Caleffi, presidente voluntária da Femama, ressaltou que o cenário só vai melhorar com a participação de todos os envolvidos, incluindo administração pública, gestores da saúde suplementar, sociedade civil organizada, pacientes, médicos e indústria farmacêutica.

Na pauta do evento, foram discutidos temas relativas ao acesso das pacientes de câncer de mama aos tratamentos no sistema público de saúde, assunto que envolve questões como a “judicialização” (quando a paciente precisa entrar na Justiça para garantir o direito ao tratamento na rede pública), a importância de a sociedade civil participar das consultas públicas para incorporação de medicamentos no SUS e alternativas para a viabilização de produção de medicamentos a custos mais baixos.

O evento foi realizado pela Femama com o apoio do Imama (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul), instituição que preside a Femama.

Campanha traz informações e estimula o debate

A campanha “Para Todas as Marias” é uma iniciativa da Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – instituição que atua no sentido de reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil, influenciando a formulação de políticas

públicas que ampliem o direito de acesso de pacientes ao diagnóstico precoce e ao tratamento ágil e adequado.

© Copyright 2014 Vinícius Vogel Photography

A iniciativa tem o objetivo de gerar mobilização sobreo acesso igualitário ao tratamento do câncer de mama avançado. Aqui no site e na página da campanha no Facebook será possível obter informações sobre direitos da paciente de câncer de mama avançado, vídeos com depoimentos de pacientes e um geolocalizador com a indicação de instituições filantrópicas que oferecem apoio a essas mulheres em todo o país.

Quem já apoia a causa